FAZ MAL

FAZ MAL

Narguile faz mal? É pior que cigarro? Mito ou verdade?

Como o narguile funcionaO chamado narguilé é uma espécie de cachimbo de água para fumar, comercializado em todo o mundo e encontrado em diversos tamanhos e estilos. Originário da Índia e Oriente Médio, o narguilé dá a seus usuários a possibilidade de  inalar o vapor do tabaco aromático, dando a falsa noção de que o vapor de água filtra os ingredientes nocivos do fumo(isso se a essência escolhida conter substancias nocivas como nicotina). Ele é principalmente fumado em grupos, inclusive em bares e cafés especializados ao redor do mundo.

Especialistas não se intimidam ao falar para a população que o hábito de fumar narguilé faz mal à saúde, mesmo que ele seja muitas vezes apontado como a forma mais seguro e menos viciante do que o próprio cigarro. A prática, segundo eles, pode elevar os riscos à saúde a curto e longo prazo.

Enquanto com os anos, o uso do cigarro vem diminuindo gradativamente entre os jovens, o hábito de se fumar narguilé está ganhando cada vez mais força. Este cachimbo de água, com sabores que variam entre chocolate, melancia, cereja e menta, dentre outros, pode ser um divertimento que oferece sérios riscos à saúde.

Fumar narguilé é visto por muitos como uma alternativa saudável ao consumo de cigarros. Um grande número de pessoas acredita que o cachimbo de água é mais seguro e, portanto, não irá causar qualquer dano à saúde.

No ano passado foi noticiado que um em cada cinco alunos do ensino médio nos Estados Unidos, por exemplo, relata já ter fumado narguilé pelo menos uma vez, de acordo com um estudo publicado na revista Pediatrics. Outro estudo, publicado na Nursing Research, apontou que a maioria dos jovens adultos entre 18 e 30 anos que fuma narguilé acredita que o hábito é seguro para a saúde.

No entanto, pesquisas científicas demonstraram resultados que apontam para o fato de que fumar narguilé faz mal à saúde e provoca efeitos nocivos tanto quanto fumar cigarro e, em alguns aspectos, até mesmo mais perigosos. Os estudos informam que a fumaça presente no pulmão, com ou sem substâncias nocivas, já age negativamente no órgão.

 

Narguile e cigarro qual faz mais mal?

Podemos contar como um dos erros mais comuns entre os usuários de narguilé, acreditar que tal prática é menos perigosa à saúde do que fumar cigarro. Seja tradicional ou eletrônico, fumar narguilé faz mal à saúde, sim, pois nele estão contidos diversos ingredientes tóxicos presentes no cigarro.

Ao inalar através da mangueira do narguilé a fumaça que chega no pulmão, o usuário consome nicotina, a mesma droga encontrada em outros produtos com tabaco, a substância está contida na maioria das essências. Neste caso, o tabaco no narguilé é exposto ao calor elevado da queima de carvão, tornando o fumo tão ou até mais tóxico do que os cigarros.

Por causa da forma unica como o narguilé é usado, o fumante pode absorver mais quantidades de substâncias tóxicas que também estão presentes na fumaça do cigarro. Uma sessão de uma hora de narguilé, por exemplo, proporciona aproximadamente 200 sucções, enquanto o usuário de cigarro faz, em média, 20 baforadas por cigarro.

Porque narguile faz mal?

Narguile de canetaPodemos citar um estudo realizado na América do Norte sobre prevenção de doenças crônicas, muitos usuários de narguilé acreditam que fumar o cachimbo é menos prejudicial do que fumar cigarro de tabaco. Porém, a maioria das essências de narguilé contém muitos dos mesmos elementos tóxicos presentes no cigarro. Pesquisas demonstram que a sua relação com a incidência de problemas respiratórios, câncer de pulmão, baixo peso em bebês de mães fumantes e doença periodontal é grande.

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, uma sessão de narguilé pode expor o indivíduo a mais fumaça e por um período de tempo mais longo do que ocorre quando se fuma um cigarro, por exemplo.

Podemos também comentar o fato da inalação da fumaça do narguilé ser profunda, bem como a duração das sessões mais longa, portanto, os usuários de narguilé podem absorver maiores concentrações de toxinas que também encontradas na fumaça do cigarro.

É pecado?

Na Bíblia não há passagens que comentem de alguma forma especifica, “Não fumarás”, mas existem passagens na Bíblia em que nos menciona para não deixarmos ser dominados por algo, Fumar é um vício, o que nos torna dependente dele. Nos torna dominados por ele. (Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma: 1º Coríntios 6:12).

E fumar causa mal para a saúde, logo adiante no mesmo capítulo encontramos (Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós). Por causa dessas citações a grande maioria dos cristãos considera fumar de qualquer forma, um ato pecaminoso.

É considerado droga?

A grande maioria dos fumos utilizado no narguile contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco (Porém, existem sim essências feitas sem tabaco ou nicotina) e sua fumaça contém também os aditivos aromatizantes e substâncias nocivas do carvão. Essências mais nocivas podem causar, portanto, dependência, perda de dente, câncer de boca e todos os riscos do tabaco à saúde: doenças respiratórias, câncer e doenças cardiovasculares.

É possível afirmar que o narguile em si não é considerado legalmente uma droga, e sim uma tradição árabe muito importante na história dos países da península ibérica entre outros países da região da Ásia. No Brasil e mesmo em outros lugares do mundo existem pessoas que misturam a essência de narguile, fumos com substâncias nocivas, nicotina e até mesmo maconha entre outros elementos ilegais.

No Brasil existe uma preocupação da policia federal em relação ao consumo de drogas no narguile. Em algumas regiões do país já existem investigações nas ruas para testificar de que quem faz uso do narguile em locais considerados públicos não estejam fazendo uso de substâncias ilegais.

É legalizado?

Apesar de ser considerado modismo entre jovens, o narguilé é hoje considerado um grande vilão quando o assunto é alimentar o vício ao tabaco. Uma pesquisa britânica afirma que o narguilé é muito mais prejudicial à saúde do que o cigarro (isso levando em consideração a quantidade de substâncias inaladas em apenas uma sessão).

O estudo do Tobacco Control Collaborating Centre afirmou que as pessoas que fumam narguilé podem sofrer com os altos níveis de monóxido de carbono (CO).

Em algumas regiões do nosso país, como, por exemplo, o Distrito Federal, a lei que proíbe a comercialização e o uso do cachimbo oriental, narguilé por menores de 18 anos foi sancionada pelo governador em exercício, Tadeu Filippelli (PMDB), e publicada no Diário Oficial no ano passado. A proibição foi regulamentada em apenas 60 dias.

Criada pela deputada distrital Liliane Roriz (PSD), a proposta tem como objetivo a redução do uso do tabaco, bem como seus derivados. “Vivemos em um momento mundial de grande consciência contra o fumo e toda a forma de combater esse vício tem grande valia”, explicou a deputada.

Narguile vicia ou não?

O Narguilé pode sim viciar como um cigarro dependendo de como é utilizado, pois o tabaco presente na essência embora possa parecer inofensivo, uma vez que tem cheiro, cores e sabores atraentes, contém nicotina em sua composição, uma substância contida naturalmente no tabaco que é intensamente viciante para o organismo. Assim, existe um grande risco do fumador de narguilé se tornar dependente, essa dependência pode ser bem parecida com a dependência de cigarro.

Assim, quem fuma narguilé pode acabar consumindo nicotina e outras toxinas provenientes da queima do fumo, como metais pesados e Monóxido de carbono, correndo os mesmos riscos que o fumante de cigarro, pois podem vir a sofrer das mesmas doenças como problemas nos pulmões e câncer no pulmão, esôfago, laringe e boca.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, publicou recentemente um estudo que mostra que 37% dos jovens paulistanos, com idade média de 25 anos, são usuários de narguilé.

Uma pesquisa feita com 932 fumantes constatou que 96% dos consumidores do narguilé fumam também o cigarro de cravo, tal adesão inclusive é mais uma motivação para o governo proibir esse tipo de cigarro que atrai os mais jovens.

Durante a pesquisa os jovens escolhidos fizeram o teste de ar expirado, e mais da metade dos entrevistados tinha níveis elevados de carbono, com uma média de 2,3 vezes maior que o nível considerado aceitável.

Uma das maiores preocupações é acerca de um estudo internacional que diz que o narguilé pode ter o poder de 100 cigarros, conforme já afirmamos, esse estudo foi promovido pela OMS. Ao ver os comentários que esse tópico gerou, fica claro a polemica e vale ressaltar que esses dados vão de encontro ao que o teste de ar expirado da secretária paulistana apurou.

Ainda de acordo com a pesquisa, a fumaça aspirada de um narguilé pode ter 100 vezes mais alcatrão, 4 vezes mais nicotina e 11 vezes mais monóxido de carbono. De acordo com a OMS, fumo com esses níveis não deveria ser tragado.

Alguns usuários de narguile afirmam que a pesquisa não contem dados reais, e que na realidade existem essências que contem 10 vezes menos nicotina que um cigarro comum, e que o maior problema da fumaça se deve na verdade ao uso do carvão, mas já existem opções como o carvão elétrico, e o feito com fibra de coco que é menos tóxico.

A questão é controversa, mas não se pode ignorar estudos de instituições sérias como a OMS. A verdade é que é muito bom conhecer todos os riscos, e não exagerar.

É bom  também lembrar que em algumas regiões do nosso país, não é permitido o fumo em lugares públicos fechados, incluindo o narguilé.

Porque narguile da enjoo?

Você está fazendo uma sessão e de repente bate um mal estar, tontura, dor de cabeça, ânsia de vômito, ou até mesmo um desmaio, quem nunca passou por algo assim? Porém existem algumas dicas que podem melhorar a sua experiência.

Quando estamos fumando narguile por muito tempo, é normal que nossa pressão baixe e se você tem algum desses sintomas frequentes ou não, aqui vão algumas dicas para evitar que isso aconteça:

As causas podem ser bem variadas: má alimentação, desidratação, álcool, monóxido de carbono do carvão ou a falta de oxigênio devido a má  respiração durante o fumo.

Portanto antes de uma sessão para que não venha a ocorrer uma queda de pressão que pode causar aquela sensação de enjoo é bom se alimentar bem e não beber muito enquanto estiver fumando.

Porque narguile da dor de cabeça?

Porque narguile da dor de cabeça?Não é muito incomum entre a maioria dos usuários de narguilé é uma dor de cabeça que ocorre após a fumar. Além disso, pode haver outros sintomas como náuseas, mal estar no geral, intolerância a sons intensos e luzes brilhantes. Em alguns lugares, essa condição é conhecida como “ressaca hookah”.

Os motivos para o surgimento de uma dor de cabeça depois de um cachimbo de água podem ser vários, um deles, por exemplo, fumar com um estômago vazio. Neste caso, a única forma de evitar as próximas dores de cabeça é se alimentar bem antes de uma sessão.

Às vezes você pode sentir uma dor de cabeça incomum para uma grande quantidade de nicotina no corpo resultante da inalação de fumaça de um cachimbo de água. Se você já é fumante e faz uso de nicotina diariamente, provavelmente a sensação não é muito comum para você!

Alguns usuários podem até ficar desidratado. Enquanto não é recomendado fumar cachimbo de água e também beber álcool e bebidas açucaradas, e água potável ou chá verde em quantidades suficientes é uma recomendação muito mais plausível.

Outros motivos também causam dores de cabeça, o fumo do cachimbo de água preparado de forma inadequada e forte em caso de rápida combustão do tabaco também pode causar dores de cabeça. Acontece muito esse fenômeno quando o fumo é preparado por pessoas inexperientes em casa.

Se começar a sentir fortes dores de cabeça, a melhor indicação é não continuar abusando do processo e para com a sessão  por ai.

Porque narguile da tontura?

A tontura na verdade contem dois sintomas diferentes, um é a vertigem, que a sensação que o mundo esta girando e girando, se movendo ao seu redor; e o outro é o desfalecimentoque é aquela sensação horrível que você vai desmaiar a qualquer momento.

E o que pode causar essas sensações?

  • Queda repentina de pressão arterial.
  • Desidratação.
  • Se você levantar muito rápido quando está deitado ou sentado (principalmente em pessoas de idade).

Primeiramente, como você deve ter lido ai encima que uma das causas mais frequentes de tontura é a desidratação corporal, este é o maior erro para quem fuma narguile, não se hidratar corretamente durante, antes e depois de uma sessão. Recomenda-se também não ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica durante a sessão.

Outro erro bastante comum entre os narguileiros e a má alimentação, é claro que a alimentação e tão importante quanto à hidratação para quem deseja ficar longos períodos em uma sessão. E por ultimo, mas não menos importante, relaxe, o narguile é usado como forma de relaxamento, então, separe uma hora, coloque aquela musicas que te faz viajar e tente esquecer todos os seus problemas.

Mesmo tendo se alimentado muito bem, e fazendo consumo constante de agua, se a sessão for muito longa ainda assim você pode acabar sentido dores de cabeça, tudo depende do organismo.

Porque narguile abaixa a pressão?

O verdadeiro motivo, é que quando fumamos narguile, o carvão libera monóxido de carbono. O monóxido de carbono (CO) por sua vez, quando se une a hemoglobina, forma a carboxiemoglobina, que é uma molécula estável.

Dessa forma, a carboxiemoglobina circulará pelo corpo até que seja filtrada pelo rim (o que pode demorar alguns minutos). Enquanto esses minutos não passam, o corpo inicia um processo de defesa, é esse processo que pode acabar baixando a pressão arterial.

A verdade é que o cérebro precisa de oxigênio. Para fazer isso, o corpo abaixa a pressão. Dessa forma, as oxi-emoglobinas permanecem por mais tempo no cérebro e, como devem imaginar, em casos mais extremos, o corpo pode acabar se desligando, esse é o desmaio.

Para tentar evitar esses problemas você precisa priorizar sempre qualidade, escolha sempre bons carvões, narguilés e essências. Outra coisa muito importante é sempre se hidratar e alimentar bem antes de uma sessão, (vale a pena lembrar varias vezes pois é a única forma de evitar um mal estar) muitos se esquecem disso e pagam o preço depois.

Tente evitar bebidas alcoólicas durante o uso do narguilé. Além disso, tome cuidado com a sua respiração, sempre depois de uma tragada respire bem, para alguns essa pode ser a principal causa de tonturas. Evite também usar narguilé por muito tempo, fumar por mais de duas horas nunca é aconselhável para ninguém. Tomando essas precauções, é na verdade bastante difícil você sentir alguma coisa ruim enquanto fuma um narguilé. Então se você curte o narguile aproveite tendo o máximo de informações possíveis a respeito.